Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Fraternidade: o amor ao próximo.

Em sua primeira mensagem para o Dia Mundial da Paz (01 de Janeiro de 2014), o Papa Francisco, por várias vezes, destaca que a Fraternidade é o fundamento e o caminho para a paz. 


Segundo o Pontífice, todo filho de Deus tem uma vocação à fraternidade. Fraternidade, do latim frater, significa irmão, ou seja: todo filho de Deus tem vocação a ser irmão um do outro. Ser fraterno é ter uma boa relação, respeitar e, principalmente, amar o próximo.
Vocação esta que Caim rejeitou do Senhor, exemplifica o pontífice (cf. item 2, «Onde está o teu irmão?»). Mas, em Cristo Jesus, foi denominada como o mandamento maior: "Amais-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos." (cf. Jo 15, 12-13).
Com isso, podemos nos perguntar: estamos nos parecendo com um Caim, que rejeitou esse chamado a fraternidade, o qual, tratamos os outros como meros "descartáveis", sugando-os para as nossas próprias necessidades? Ou estamos seguindo aquilo que Jesus nos pediu: amar o próximo, ajudando-o sempre que necessitar?
Não podemos permitir que as coisas mundanas nos alienem, nos influenciem, onde o ter é mais importante que o ser, onde para se ter benefício próprio é preciso explorar o próximo. Só em um mundo onde o amor fala mais alto, o qual todos somos irmãos, em Deus, podemos ter paz e alegria.
O Papa conclui dizendo que "Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade." (cf. item 10, Conclusão).
Peçamos a Virgem Maria que ela interceda por nós, pedindo a teu Filho, Jesus, que nos ensine a sermos fraternos uns com os outros e que neste ano que está para se iniciar sejam derramados bênçãos sobre nós e em nossas famílias.
Desde já, desejo um ano de grandes graças a todos. Que o Espírito Santo esteja sempre presente em suas vidas, guiando-os no caminho do amor, da paz e da fraternidade. Abençoado 2014!

Matheus Godoi, seminarista.

OBS.:
Caso queira ler a mensagem do Papa Francisco, por ocasião da celebração do XLVII Dia Mundial da Paz (01/Janeiro/2014), clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário