Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

terça-feira, 25 de junho de 2013

A Torre, para além de uma torre.

TORRE - ALTURA. "ALT" - ALTAR. A Bíblia diz que para chegar no céu é preciso subir, elevar-se, buscar o lugar mais alto e as coisas do alto. Diz também que o Profeta Elias subiu ao céu numa Carruagem de Fogo (cfr. 2 Reis 2, 11-18). Boaventura de Bagnoreggio, biógrafo de São Francisco, diz que ele sobe numa Carruagem de Fogo para tocar o Divino (Legenda Maior, Prólogo 1,6).

O que significa subir à montanha? Buscar o ponto mais alto. Elevação. Nível superior da existência. Altura ("alt", altar), lugar onde o Senhor se manifesta, se faz presente. Como uma torre, símbolo de elevação, encontro com Deus, as alturas: Monte Olimpo, Monte Atlas, Monte Athos, Monte Tabor, Monte Alverne. É o lugar, mais que no sentido físico, o teológico, que possibilita o encontro entre o Humado e o Divino. Da Terra para o Céu. Da imanência à transcendência. Da horizontalidade para a verticalidade. O lugar onde o grande e o pequeno universo se tocam.


Jesus, em sua vida pública, várias vezes subia em uma montanha para falar do Reino dos Céus e uma vez, na experiência da altura, fez um sermão que ficou conhecido justamente como "Sermão da Montanha" (cfr. Mt, 5-7). E foi numa montanha que Ele se transfigurou e Deus o reconheceu publicamente como seu Filho muito amado (cfr. Lc 9, 28-36); na qual rezou antes de sua morte, no Monte das Oliveiras (cfr. Mt 26, 36-46); que morreu, crucificado, para a salvação dos homens (cfr. Jo 19, 17-37) e de onde subiu aos céus (cfr. At 1, 4-11).


A montanha significa estabilidade, imponência, fortaleza, permanência, posição de presença dominante, soberania, espaço sagrado, escalonada de degrau, persistência e fé na subida, coragem. É a Mística da Consciência que precisa encontrar seu lugar mais vigoroso que abra um horizonte maior. É a senda da iluminação, o lugar da meditação necessária para o desenvolvimento espiritual. É onde se respira o ar mais puro. É a culminância. A aproximação com o firmamento. Mais perto das estrelas. Uma torre enfim, para além do fisicamente uma torre, a torre de uma igreja.


Escrito por Pe. Milton J. Perretti e colaboração de Matheus Godoi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário